 Deus tem um plano redentivo que se revela nas Festas do Senhor. Com sentido profético para a igreja, as festas solenes do Senhor e as celebrações judaicas significam muito para nós. Cada festa remete a um momento importante e a valores essenciais do judaísmo, de sua historia. Essas festas vêm nos familiarizar com conceitos típicos da cultura judaica. Porque além de respeitadas, as tradições precisam ser compreendidas. Deus ordenou que Israel celebrasse sete festas. Chamadas Festas solenes do Senhor. Tratava-se de festas memoriais de Seus grandes feitos entre os israelitas, Deus sempre deixou símbolos e marcos para seu povo, a fim de nunca esquecerem da Sua atuação na história e nem dEle mesmo e jamais se esquecesse de suas maravilhas. São elas; Shabat, Tu BShevat, Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Shavuot, Rosh Hashaná, Iom Kipur, Sucot, Simchat Tora e Chanucá. Israel é a única nação sobre a face da terra em que Deus criou os limites e deu ao Seu povo, os judeus, de todos os tempos. sentir e vivenciar as tradições e sua cultura é um grande desafio. Celebrar o Eterno D-us com uma adoração de excelência é uma alegria para nós. Venha celebrar a Habitação do Messias em sua Vida.
Deus tem um plano redentivo que se revela nas Festas do Senhor. Com sentido profético para a igreja, as festas solenes do Senhor e as celebrações judaicas significam muito para nós. Cada festa remete a um momento importante e a valores essenciais do judaísmo, de sua historia. Essas festas vêm nos familiarizar com conceitos típicos da cultura judaica. Porque além de respeitadas, as tradições precisam ser compreendidas. Deus ordenou que Israel celebrasse sete festas. Chamadas Festas solenes do Senhor. Tratava-se de festas memoriais de Seus grandes feitos entre os israelitas, Deus sempre deixou símbolos e marcos para seu povo, a fim de nunca esquecerem da Sua atuação na história e nem dEle mesmo e jamais se esquecesse de suas maravilhas. São elas; Shabat, Tu BShevat, Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Shavuot, Rosh Hashaná, Iom Kipur, Sucot, Simchat Tora e Chanucá. Israel é a única nação sobre a face da terra em que Deus criou os limites e deu ao Seu povo, os judeus, de todos os tempos. sentir e vivenciar as tradições e sua cultura é um grande desafio. Celebrar o Eterno D-us com uma adoração de excelência é uma alegria para nós. Venha celebrar a Habitação do Messias em sua Vida.As Festas Solenes do Senhor
Em Levíticos 23 o Senhor estabelece as festas fixas para o seu povo, não apenas como momentos comemorativos ou festivos, mas como santas e solenes convocações, em que todos devem participar. São em número de 7 essas festas: a páscoa (pesach), os pães ázimos (matzot), as primícias (bakurim), o pentecoste (shavuot), as trombetas (zikaron teruah), a expiação (yom kipur ou kipurim) e tabernáculos (sucot). 3 dessas festas são as principais, nas quais é obrigatória a presença de todos os homens: pesach, shavuot e sucot.
A Igreja primitiva num 1º momento se distanciou e, com o tempo, se desvinculou de Israel-Jerusalém, perdeu sua originalidade e assimilou valores, cultura e tradições de Roma e do paganismo. É preciso conhecer como se deu historicamente esse processo, para compreendermos o que Deus está fazendo hoje em sua igreja. Resumidamente, podemos identificar os seguintes ventos estranhos que sopraram sobre a igreja: - Deixou de celebrar as festas bíblicas e adotou festas pagãs;- Deixou de reunir-se nas casas, em pequenos grupos e no templo (At 5:42; 20:20), para se reunir apenas no templo;- Trocou o sábado de descanso pelo domingo de descanso;- Introduziu culto a santos, imagens e a Maria;- A igreja primitiva celebrava as festas bíblicas, como podemos ver em I Cor 5:7-8 e 16:8; o próprio Jesus celebrou as festas bíblicas, como pentecostes e tabernáculos (Mt 26:17 e João 7:10 e 14).
O cristianismo era uma ramificação do judaísmo, já que os discípulos eram conhecidos como os “do caminho” ou “nazarenos” e freqüentavam e ensinavam nas sinagogas (At 19:8).
DEVE O CRISTÃO CELEBRAR AS FESTAS BÍBLICAS?
Paulo em sua carta aos Col 2:16-17 nos diz que as festas bíblicas são sombras de coisas que haviam de vir. Logo, elas têm um significado, um conteúdo, apontando para algo que Deus realizaria no meio do seu povo. A celebração das festas bíblicas é de grande valia espiritual pois falam do Messias e apontam para um estado de libertação e crescimento espiritual, conforme podemos observar no significado da seqüência e do conteúdo de cada uma delas estabelecida por Deus. Na Páscoa nos perguntamos se saímos realmente do Egito (o mundo), do sistema de escravidão e do pecado. A festa dos Pães Ázimos nos fala do fermento, da velha natureza humana e do pecado. No Pentecostes meditamos sobre os dons do Espírito Santo e tomamos posse daqueles que ainda não se manifestaram em nossas vidas. No Tabernáculos vamos meditar em que medida temos permitido ao Messias tabernacular (habitar) em nós, sendo a presença dEle real e constante em nós, nos tornando em água viva. As festas bíblicas são proféticas, revelam verdades de Deus e possibilitam nossa santificação.
Páscoa -Entendendo o sentido das festas bíblicas:
1º. É necessário passar o sangue do cordeiro nos umbrais e nas vergas das portas da casa, onde o cordeiro será comido (Êx 12:7) Para nós isso significa o nascer de novo, recebendo o perdão pelo sangue do cordeiro (Rm 5:8-9) e comer o cordeiro significa tê-lo dentro de nós (I Cor 2:6).
2º. É necessário sair do Egito, que representa o sistema do mundo, não apenas sair mas ser liberto dele (João 1:29)
3º. Celebrando a festa da Páscoa, o Senhor passa estabelecendo juízo aos deuses (demônios) locais. O apóstolo Paulo nos ensinou a celebrar os Pães Ázimos e a Páscoa como pães da sinceridade e da verdade (I Cor 5:7-8).
Festa dos Tabernaculos:
aponta para o passado (páscoa), o presente (pentecostes) e o futuro (a volta de Jesus). Todas as festas anteriores são uma preparação para esta festa, a mais importante de todas (Levíticos 23:33-43), que significa Yeshua Ha Mashiach tabernaculando em nossos corações para sempre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.jpg) 
 
 
 
 
 
 
 
 
