A importancia do Shofar na adoração
.. Ocasião em que é tocado
O toque do shofar é profético, pois para cada uma destas ocasiões havia uma preparação da parte do exército ou do povo quando ouvia o toque do shofar. Mas também devemos saber que cada toque (para cada ocasião em especial) tinha um significado. E o povo de Israel, que convivia diariamente com isso, aprendeu a discernir cada toque do shofar! Por isso Paulo declara o seguinte: "Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?" (1 Coríntios 14:8). O QUE SIGNIFICA SHOFAR?
Shofar é uma palavra hebraica que significa trombeta (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6: Os 5:8; Lv 25:9). Tradução do Aramaico Karma, correspondente ao hebraico Keren, em Dn 3:5-15 Keren significa Corneta. Traduzido em Dn 8:20 como chifre de corço(uma qualidade de antilupe da região), também em de carneiro da mesma forma. (Js 6:5; Dn 3:5). Em quatro passagens do original aparece a palavra Hasoserah, traduzido por buzina(I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl. 98:6; Os 5:8),cujo som se ouvia a grande distância (Ex19: 16-19), seu comprimento era de cerca de um cúbito, dando volume às manifestações de júbilo;(II Sm 6:15; II Cr 15:14; Sl. 98:6) porém, não se prestava ao acompanhamento de flautas e de harpas, em uma orquestra. Nos acampamentos militares, o som da trombeta chamava os soldados: 1. À forma (Jz 3:37; 6:34; I Sm 13:3) 2. Sinal de combate (Jo 39:24) 3. Cessar avanço (II Sm 2;28) 4. Ordenar retirada (II Sm 20:1,22) A trombeta também era usada para: 1. Dar sinal de alarme em caso de perigo (Jr 6:1; Am 3:6) 2. Para anunciar a subida de um Rei ao trono(II Sm 15:10;I Rs 1:34;I Re 9:13; II Re 11:14; II Cr 23;13) 3. O começo do ano do jubileu (Lv 25:9) 4. Chamar o povo a reunir-se à entrada do tabernáculo (Nm 10:2) 5. Dedicação do templo (II Cr 5:12) 6. Anunciar as festas 7. Para convocar o povo as assembléias. O primeiro dia do sétimo mês era de solene descanso, em que se ofereciam holocaustos ao Senhor (Lv 23:24,25; Nm 29:1-6), porque este dia marcava um período de tempo que alternava: era o dia do sonido das trombetas do Senhor (Ex 28:12,29; 30:16). Diz a tradição judaica que a trombeta usada nesta solenidade era o shofar (Lv. 25:9). O shofar ou trombeta era usado no santuário, esse era de prata (Nm10:2) e tinha menos de um metro de comprimento. Seu tubo era estreito, regulado com o da flauta, terminando em forma de campainha à semelhança das trombetas comuns. Os sacerdotes é que as tocavam para anunciar os dias festivos, para convocar as assembléias do povo e dar o sinal de combate (Nm 10:1-10; 31:6) Raras às vezes se diz que um leigo as tocava (Os 5:8; II Rs 11:14; II Cr 23:13), e era tocado em corpo de batalha ou no santuário. Somente o levita-sacerdote foi chamado para isso, pois somente o legitimado pode tocar pois precisa ser legalidade no reino do Espírito SEU USO ESPECIFICO No novo testamento a palavra trombeta é Salpigx , usada na guerra ( I Co 14:8) e para anunciar a segunda vinda do Messias (Mt. 24:31) e a ressurreição dos mortos (I Co 15:52). As sete visões do apocalipse foram anunciadas por número igual de trombetas (Ap. 8 e 9). A Salpigx é a mesma hasoserah, trombeta sagrada referida em Ecclus 1:16; 1 Mac 3:54; 4:40; 5:33; 16:8( Bíblia de Jerusalém). A buzina servia para aumentar o som dos outros instrumentos (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6). As trombetas de metal as cornetas tinham seu emprego principal nas bandas militares e para fazer as proclamações. Os sacerdotes judaicos tocavam as trombetas para anunciar os dias de festa, para reunir o povo e para incitar os combatentes na guerra (Nm 10:1-10). Em Jerusalém, até os dias de hoje, nas festas bíblicas, no início do shabat, nas sinagogas, no muro, o shofar é tocado pelos rabinos, que são responsáveis por isso. O shofar é um instrumento sagrado e não deve ser tocado a qualquer hora, nem de qualquer jeito. Ele tem sua importância no reino do Espírito e temos que parar de tornar medíocres as coisas de Deus, o seu toque é específico e precisa ser respeitado. Se o shofar é um instrumento de cura e libertação. Deve ser tocado por uma legalidade espiritual. Por homens e mulheres santos, puros, limpos, porque o que somos liberamos ao povo. Estamos voltando a origem de tudo e devemos ter o cuidado de zelar pelos princípios bíblicos e não banalizar a visão restauradora do Messias para os nossos dias. Temos aprendido a amar Jerusalém, e amar o povo judeu, e com isso também a sua cultura. Não podemos ser legalistas, mas sábios e respeitar a cultura do povo judeu. Somos chamados por Deus para mudar a realidade da nossa família, da nossa igreja, da nossa cidade, e da nossa nação. Somos referencial de conquista e como shofar de Deus seremos usados para alargar as nossas tendas e conquistar territórios novos, novas fronteiras. Não podemos calar a nossa voz, mas profetizar a salvação, a libertação do jugo da opressão e a cura da nossa nação. Ao toque do shofar que está dentro de nós, a nossa voz, iremos desbaratar, e desarticular todas as estratégias do inimigo e ter a vitória em Cristo. Seremos conhecidos pela voz de sabedoria e comando. Seremos o referencial para a nossa nação. Os acordes do shofar enfatizam 3 notas: •"Tekiá", uma simples nota ininterrupta; •"Shevarim", uma combinação de três sons quebrados, que representam uma sentida lamentação; •"Teruá", uma rápida sucessão de sons curtos, comparados aos gemidos de alguém em desgraça. A Mishná registra que a prática primitiva era soar o Shofar em três toques, repetidos três vezes. Os Sábios do Talmud, mais tarde, alteraram isso, devido a uma dúvida surgida a respeito da característica da nota "Teruá", levando a repetir os toques segundo as distintas alternativas; portanto, o conjunto de nove toques foi extendido para trinta, sendo que em Rosh Hashaná o número é arredondado para cem toques durante o serviço. A mensagem do shofar. O chifre de carneiro foi escolhido para servir de Shofar porque ele nos traz à mente a lembrança da fé fervorosa que demonstraram Abraão e lsaac na ocasião do "sacrifício de lsaac", quando este foi atado para ser sacrificado, mas o Eterno fez, aparecer um carneiro, o qual Abraão ofertou em lugar de seu filho. Este fato simboliza a expressão de fé do judeu no seu Criador, e a mensagem que transmite é profunda e duradoura. O grande sábio, Rabí Saadia Gaón, no século X, sugeriu que o Shofar faz recordar os seguintes dez motivos:
1) O princípio da Criação do Mundo e o dia da coroação do Rei; pois o Shofar proclama a coroação do Eterno corno Rei do Universo.
2) O retorno ao bom caminho; pois por meio do Shofar convoca-se os pecadores ao arrependimento.
3) A comemoração da Revelação Divina no Sinai; o Shofar faz ecoar a forte determinação de Israel em obedecer as Leis da Torá.
4) A recordação das exortações dos Profetas a nunca abandonar o bem e o caminho divino.
5) A recordação das destruições dos Templos e das atrocidades das guerras inimigas, bem como as causas que levaram a elas.
6) A evocação do sacrifício de lsaac, o qual nos indica a firme disposição de Abraão e lsaac - o primeiro, a sacrificar o que lhe era mais querido, e o segundo, a entregar sua própria vida frente ao chamado do dever.
7) O som do Shofar provoca temor, e nos mantém em constante estado de alerta.
8) Ter presente na mente o Dia do Juízo final e temê-lo, o que desperta a consciência humana.
9) O presságio da reunião das Diásporas, que será antecedido pelo forte soar das trombetas anunciando a Redenção de Israel.
10) O presságio da ressurreição dos mortos, e da vida eterna que aguarda os justos. Maimônides (filósofo judeu) resumiu o significado do Shofar com as seguintes palavras: "Apesar de o toque do Shofar em Rosh Hashaná (festa de inicio do ano para os judeu literalmente "Cabeça do ano").ser um decreto divino, contém em si a seguinte sugestão., Vós, que permaneceis adormecidos, despertar de vosso sono, fortalecei-vos em vossas ações, retomai (ao bom caminho) com arrependimento e tende presente vosso Criador! Os que olvidaram a verdade, submersos em futilidades, e que andaram extraviados durante todos os anos no vazio que não produz benefício nem salvação a ninguém - examinai vossas almas, melhorai vossos atos e vossos propósitos, e abandonei todos os pensamentos maus e os pensamentos que não conduzem ao bem!" Os judeus celebram muitas datas e ocasiões com o som do shofar e nós os cristãos celebramos a maior de todas, o Cordeiro Santo que foi pendurado no madeiro e que hoje esta vivo e deve ser adorador por nós os trombeteiros os adoradores que profetizarão vida com o som do shofar. Devemos sempre nos lembrar que ao tocar o shofar estaremos dispostos a estar "nus" perante o Senhor e que o pecado pode ser uma barreira muito grande para que as promessas de Deus sejam realizadas através de nossas vidas! Ministro Rafael Dias